Enfermeira que burlava cartão ponto tem condenação mantida pelo TJ

Uma enfermeira condenada por falsidade ideológica teve a pena mantida pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.


Por Catanduvas Online

18/08/2021 21:51



img


Ela exercia o cargo num posto de saúde, em caráter temporário, e encobria atrasos, saídas antecipadas e até uma viagem a outro estado mediante alteração da hora do computador que acessava para bater o ponto. Para não deixar evidências, ela ajustava o relógio para a hora certa logo em seguida. Os fatos aconteceram no município de Catanduvas, em 2017.



A profissional foi condenada a um ano, 11 meses e 10 dias de reclusão, em regime aberto, pena substituída por duas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade, na razão de uma hora de tarefa por dia de condenação, e pagamento de um salário mínimo de multa. Inconformada, a enfermeira interpôs recurso ao TJ em que disse não haver provas contra ela, e pediu para que fosse reconhecida a atipicidade da conduta por ausência de dolo. No entanto, conforme a desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora da matéria, ficou demonstrado que a profissional utilizou de meio fraudulento, consistente em efetuar registros falsos em controles de jornada de trabalho.



“O dolo exigido pelo tipo penal em questão”, explicou a magistrada, “diz respeito a ‘prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante’ (art. 299, CP), o que, mais do que claro, à luz das provas subscritas, restou demonstrado, visto que alterou verdade sobre fato juridicamente relevante ao inserir jornada de trabalho não realizada”. Assim, a relatora votou pela manutenção da sentença e seu entendimento foi seguido pelos demais integrantes da 5ª Câmara Criminal.

 


OPTICA ?>

 

Fonte: com informações TJSC



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=