Após reassumir governo, Carlos Moisés anuncia reunião com todos os secretários esta semana


Por Catanduvas Online

10/05/2021 08:04



img


O governador Carlos Moisés (PSL) trabalhou e descansou no fim de semana. De volta ao Executivo após absolvição no impeachment na sexta-feira (7), reuniu-se no sábado (8) com parte dos secretários e agendou para terça-feira (11) uma reunião com as 54 estruturas de governo para diretrizes concretas. O encontro pode ser virtual em razão do número de pessoas.

 

No domingo (9), Dia das Mães, Moisés não tinha compromissos políticos agendados. O governador celebrou a data na presença de dona Irene da Silva, sua mãe, e Domingos da Silva, seu pai, além da mulher, Kesia, e das filhas.

 

A primeira reunião após o impeachment

 

Cerca de 20 secretários estavam na reunião de sábado, entre os quais Eron Giordani (Casa Civil), Jorge Tasca (Administração) e Paulo Eli (Fazenda). Foram discutidas medidas importantes para o governo do Estado, como ajuda financeira aos micro e pequenos empreendedores catarinenses e a ampliação do recém-anunciado auxílio emergencial estadual.

 

Presente no encontro, o novo secretário de comunicação, João Cavallazzi, informou que, com a Casa Civil, por exemplo, fica a coordenação de um diálogo com a Alesc (Assembleia Legislativa) para agilizar o crédito a empreendedores afetados pela pandemia.

 

O projeto prevê um aporte de R$ 250 milhões em financiamentos com juros pagos pelo Estado. Entre os beneficiados estariam micro e pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos. O setor de eventos está garantido no projeto.

 

Também na Casa Civil, deve-se deliberar sobre a liderança do governo na Alesc, atualmente com o deputado José Milton Scheffer (Progressistas). Cavallazzi disse que o assunto não foi discutido no sábado, mas será nas próximas semanas.

 

Quanto ao auxílio emergencial do Estado, o governo pretende fazer reformulações, flexibilizando o público-alvo. Incluir quem recebe auxílios do governo federal no benefício estadual é um objetivo.

 

O secretário Paulo Eli tem uma reunião, na terça-feira (11), com técnicos para analisar essa proposta elaborada pelo governo interino de Daniela Reinehr (sem partido).

 

“No primeiro momento, a avaliação é que a proposta deixa muitos grupos de fora e o objetivo é atender o maior número de pessoas, dentro da realidade financeira”, informou Cavallazzi. Eli também foi incumbido de revisar os atos assinados no período que esteve fora da pasta.

 

“Da forma como está, a medida exclui quem recebe algum tipo de auxílio do governo federal, o que no nosso entendimento reflete grande parte da população de Santa Catarina”, aponta Carlos Moisés.

 

Reaproximação com municípios e exonerações

 

Nesta retomada, Moisés também pretende se aproximar dos municípios. Segundo Cavallazzi, essa não será uma medida política, mas com base em projetos viáveis, sem privilégio a aliados em detrimento de não aliados.

 

“Isso seria penalizar o cidadão catarinense. Não está dentro do que o governo preconiza”, disse o secretário. O governo define na terça o primeiro município a a ser visitado entre quinta e sexta desde que Moisés reassumiu o cargo.

 

No enfrentamento à pandemia, estão descartadas medidas restritivas no momento. O governador também determinou às forças de segurança mais fiscalização para evitar aglomerações.

 

 

Pouco depois de tomar posse, na sexta-feira, Moisés fez as primeiras trocas no Executivo. O Diário Oficial do dia 7 de maio registra a exoneração de titulares em mais de 60 cargos no governo, entre secretários, adjuntos e dirigentes que haviam sido nomeados por Daniela Reinehr.

 


MEPITA ?>

 

Entre os demitidos, 12 que atuavam no gabinete do governador, oito na Secretaria do Desenvolvimento Social, sete na Secretaria da Saúde, seis na Casa Civil. O Diário Oficial também promove Jorge Tasca de duas formas. Ele tornou-se coronel da Polícia Militar e voltou ao cargo de Secretário de Administração.

 

ND+