Confira a previsão do tempo em Santa Catarina para esta segunda-feira


Por Catanduvas Online

19/04/2021 10:16



img


Assim como esta segunda-feira (19), a semana no Litoral Norte catarinense deve seguir com momentos de chuva fraca e aberturas de sol ao longo de todo dia.

 

As temperaturas máximas não devem passar dos 26°C e as mínimas chegam aos 17°C. As pancadas de chuva serão recorrentes, mas o sol segue aparecendo em toda região.

 

O mar deve seguir agitado durante toda a segunda-feira (19) no Litoral catarinense, segundo alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina. A tendência é justificada pela formação, em alto mar, de um ciclone extratropical na altura do Litoral do Sudeste do Brasil.

 

O sistema ainda deve favorecer rajadas de vento com direção sul/sudeste de até 55 km/h. Conforme o órgão, há risco moderado de ocorrência de estragos na área litorânea de Santa Catarina.

 

“O ciclone influencia o tempo sobre Santa Catarina de forma que ventos úmidos, provenientes do ciclone em direção ao leste do Estado, contribuem para o aumento das nuvens”, informou a Defesa Civil em nota, neste domingo (18). Existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas no Litoral e áreas próxima até a quarta-feira (21).

 

Epagri/Ciram antecipa que, nesta segunda-feira, as ondas estarão mais altas que o habitual, chegando a 3 metros. Entre terça (20) e quinta-feira (22), o pico pode chegar a 4 metros, “com mar muito agitado a grosso e risco de ressaca na área oceânica de Santa Catarina“, informou, em nota meteorológica.

 

O alerta chegou ainda no domingo (18), quando a Defesa Civil previu rajadas entre 40 e 50 km/h em todo o Litoral catarinense, de Norte a Sul

 

Na região litorânea da Grande Florianópolis, as temperaturas devem chegar a 25°C. No Litoral Sul e Norte deve ficar mais quente nesta segunda-feira, com temperaturas podendo chegar a 28°C e 27°C, respectivamente.

 


MEPITA ?>

 

Ciclone extratropical

 

Uma das principais características que difere os tipos de ciclones está relacionada à temperatura em seu centro.

 

Conforme a Defesa Civil, o desenvolvimento e influência dos sistemas de baixa pressão, como os ciclones extratropicais, são comuns no Sul do país. Esses fenômenos avançam com mais frequência sobre a região nas proximidades do inverno.