Grupo de 70 técnico vão decidir sobre lockdown em SC nesta quarta-feira

Além de entidades de Santa Catarina;


Por Catanduvas Online

17/03/2021 14:42



img


governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira (17) uma portaria designando os nomes que integram o Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde).

 

O grupo de trabalho criado durante a pandemia de Covid-19, e “reativado” por determinação da Justiça, orienta as estratégias adotadas para conter o coronavírus do Estado – sendo importante para deliberações de medidas restritivas, entre elas o lockdown.

 

A Justiça determinou nesta segunda-feira (15) que o governo estadual reativasse o Coes, e que o grupo de trabalho se reúna para definir as novas medidas de enfrentamento. Santa Catarina deverá, então, adotar as resoluções propostas pelo grupo.

 

Até esta terça-feira (16), o lockdown era descartado no Estado, segundo o apurado pelo ND+. A previsão é que outras ferramentas de combate a disseminação do vírus sejam adotadas.

 

As decisões são tomadas com base na análise de dados e informações. O grupo de trabalho monitora a evolução dos casos suspeitos no Estado, o que permite preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes.

 


OPTICA ?>

 

O Coes já teve três coordenadores: o ex-secretário de Saúde Helton Zeferino; o atual gestor da pasta, André Motta Ribeiro, enquanto adjunto e depois como secretário; e, atualmente, o secretário adjunto Alexandre Lencina Fagundes.

 

O Coes foi criado no dia 12 de março de 2020, ocasião em que Santa Catarina registrava os primeiros casos de Covid-19. O grupo de trabalho tem o objetivo também de mapear as áreas de risco e integrar as ações e serviços de saúde.

 

ND+