Catanduvas já recebeu as doses de Coronavac

Regional de Saúde de Joaçaba recebeu 1640 doses divididas entre os municípios de abrangência


Por Catanduvas Online

19/01/2021 17:20



img


A vacina Coronavac do Instituto Butantan chegou à Joaçaba por volta das 9h30min desta terça-feira (19), quando a aeronave Arcanjo do Corpo de Bombeiros pousou no Aeroporto Santa Terezinha. O lote foi recebido pelo prefeito Dioclésio Ragnini, acompanhado do secretário Municipal de Saúde Valmor Reisdorfer e pelo coordenador da Regional de Saúde Luiz Martinho Ávila.

 

As vacinas foram escoltadas pela Polícia Militar até a Regional de Saúde, onde as 1640 doses foram distribuídas aos municípios de abrangência.

 

A Regional já fez a separação das vacinas e a Secretaria de Saúde de Catanduvas já recebeu 58 doses, após 15 dias receberá a segunda dose que está retida no estado.

 

Os profissionais responsáveis pela vacinação de todos os municípios receberam as informações técnicas e orientações de como aplicar as vacinas ainda durante a manhã desta terça-feira (19) com profissionais da Secretaria Regional.

 

Conforme o Secretário Regional, Luiz Martinho Ávila, cada Secretaria de Saúde vai elencar os grupos prioritários (dentro dos prioritários) de cada município.

 

 

Critérios de priorização:

1. Profissionais que atuam nas UTIs COVID-19;

2. Profissionais que atuam nas Emergências COVID-19;

3. Profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19;

4. Profissionais do SAMU;

5. Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);

6. Equipes que estiverem diretamente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para esta etapa.

 

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina.

 

É importante destacar que a imunização só acontece em cerca de três semanas a um mês, após a segunda dose da vacina. Os cuidados devem continuar os mesmos, até que se observe o controle da epidemia. Claro que isso vai depender da velocidade da vacinação em grande parte da população brasileira.

 


 ?>

 

Algumas perguntas frequentes:

 

Uma pessoa já vacinada pode contrair o vírus e/ou transmitir para outras pessoas?

As informações que temos em relação às vacinas são relativamente restritas porque tem pouco tempo que elas estão sendo testadas, mas sabe-se que nenhuma das vacinas oferece 100% de proteção, então as pessoas podem se infectar e podem transmitir. Contudo, dependendo da vacina, as chances são menores de infecção e, nos que se infectaram, terão menos chances de ter sintomas graves. Imagina-se, também, que mesmo a pessoa se infectando, ela terá menos multiplicação viral, então terá uma menor chance de transmissão. Nenhuma das vacinas se propõe a imunizar 100%, por isso que ainda precisamos tomar os outros cuidados. .(Infectologista Keny Colares).

 

Gestantes podem tomar vacina contra Covid-19? 

A maior parte das vacinas não foi testada em gestantes e crianças, então tem essa questão. Por enquanto, elas não estão nessa primeira leva de pessoas que vão receber a vacina, até que tenhamos mais claro quais podem ser aplicadas em crianças e gestantes. Essa questão ainda está um pouco pendente, mas em breve teremos mais informações. (Infectologista Keny Colares).

 

Pessoas que estão amamentando podem tomar a vacina? 

Pelo menos com essas vacinas iniciais, não há motivos que impeçam pessoas que estão amamentando de tomá-las. Quem estiver amamentando deve, sim, fazer a vacinação. (Infectologista Keny Colares).