Casan alerta para estiagem e risco de racionamento em Catanduvas

Empresa pede uso consciente de água por parte da população.


Por Catanduvas Online

20/11/2020 21:08



img


Gerente da Unidade mostra nível da água no reservatório.

 

A cada semana que passa, pior fica a situação da estiagem no Meio-Oeste e oeste de Santa Catarina.

 

E quando chove não é suficiente, informou a Gerente da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) da unidade de Catanduvas, Dirlete Téo.

 

Ela informou ao Catanduvas Online, que a previsão para regularizar as chuvas e conseguir recuperar o nível do reservatório é para o mês de abril de 2021.

 

“Se a situação não melhorar, na próxima semana deveremos iniciar o racionamento de água”, disse.

 

O abastecimento da cidade provém do Rio Lageado que nasce no Distrito Industrial I e um pequeno poço artesiano localizado no centro.

 

Segundo José Venites-Gerente de Operações da Casan- há um estudo de aproximadamente de 3 anos pela Companhia para perfurar um poço no Aquífero Guarani, ultrapassando a camada rochosa. Também um estudo sobre o Rio Jacutinga, porém, a questão geográfica é mais complexa, além da Bacia hidrográfica ser pequena e o nível do Rio também ser baixo.

 

Nesse momento o pedido é que a comunidade economize água.

 

“Chega final de ano e as pessoas querem lavar as casas, telhados, enfim, vamos varrer as calçadas ao invés de jogar água, deixar o carro sem lavar por um período, tomar banhos rápidos e acumular as roupas para lavar uma vez só”, enfatiza Dirlete.

 

É importante ressaltar que água doce é um recurso hídrico cada vez mais escasso e que a vazão é muito maior do que a captação dela no município, sendo a conscientização a melhor solução, pois a situação é critica.

 

 


OPTICA ?>



https://instagram.com/optica_visao_center_?igshid=NmQ2ZmYxZjA=