Casan informa que desassoreamento garante melhor captação de água em Catanduvas


Por Catanduvas Online

10/10/2020 11:10



img


Depois de quase seis meses de trabalho, a CASAN concluiu o trabalho de limpeza e desassoreamento da barragem de captação de água de Catanduvas.



A lagoa de captação que estava com profundidade média de 50cm agora está entre 2 e 3 metros de lâmina de água. Aproximadamente 12 mil metros cúbicos de terra foram retirados da captação, sendo transportados em viagens de caminhão-caçamba até terrenos particulares próximos, cedidos por moradores. 

 

O trabalho autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) garante maior segurança ao sistema de abastecimento, que com a lagoa assoreada poderia ser comprometido tanto em momentos de enxurrada como de estiagem.



“A deposição é um processo provocado pela ocupação do solo, atividades agrícolas e loteamentos, que provocam o carreamento de materiais na Bacia do Rio Lageado Catanduvas e estavam dificultando a captação de água para tratamento e distribuição aos moradores”, explica a engenheira Aline Sobroza Pedroso, da Superintendência da Região Oeste.

 


 ?>


O trabalho agora será de revitalização das margens da lagoa. Para promover a proteção do solo, assim como a infiltração das chuvas para recarga do manancial, a CASAN já iniciou o plantio de mudas nas margens. Serão plantadas frutíferas como guabiroba, pitanga e araçá, produzidas pela própria Companhia.

 

Aproximadamente 12 mil metros cúbicos de terra foram retirados da captação