Vendaval no Norte de SC na tarde de quarta-feira

“arrancou as paredes”, diz morador


Por Catanduvas Online

01/10/2020 13:23



img


“Foi muito rápido”. É assim que o estudante Dhionattan de Lara Lima relembra como foi o vendaval que atingiu a propriedade em que mora com os pais no interior de Irineópolis.

 

Na tarde desta quarta-feira (30), uma chuva, acompanhada de ventos fortes e granizo, atingiu o município do Planalto Norte Catarinense. O fenômeno trouxe diversos prejuízos, como destelhamento de casas, barracões e estufas de fumo, além da queda de árvores e postes.

 

Os estragos ocorreram nas localidades de Colônia Liticoski e Rio Preto. Esta última é onde fica a propriedade dos pais de Dhionattan, que trabalham com a plantação de fumo.

 

“Na hora, só minha vó, minha irmã e meus sobrinhos estavam em casa. Eles disseram que foi tudo muito rápido, cerca de 10 minutos já tinha acontecido tudo”, conta.

 

A força do vento derrubou várias árvores e destruiu parcialmente a estufa usada pela família do estudante para o armazenamento do fumo. Além disso, uma das árvores acabou atingido a varanda da casa.

 

“Graças a deus ninguém ficou ferido. Mas quando chegamos aqui e vimos tudo destruído, o susto foi grande”, relembra.

 


 ?>

 

Em Canoinhas, estragos também foram registrados

 

Durante a manhã desta quinta-feira (1), equipes da Defesa Civil e da Epagri trabalharam na avaliação dos danos causados pela chuva em Irineópolis. Ainda não há informações da quantidade de prejuízos.

 

Outra cidade que também foi atingida nesta quarta com o vendaval foi Canoinhas. Segundo a Prefeitura, o fenômeno atingiu, principalmente, a localidade de Entre Rios no interior.

Em Canoinhas, uma estufa também foi destruída – Foto: Defesa Civil de Canoinhas/Divulgação

 

Além do destelhamento de casas, também houveram quedas de árvores na região. Nesta manhã, a Defesa Civil e a Secretaria de Habitação estiveram em campo fazendo o levantamento dos estragos nas casas e propriedades.

 

Fonte/ND



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/