Governo detalha plano para preparar escolas para retorno das atividades presenciais em SC

Atividades presenciais no estado foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro


Por Catanduvas Online

09/09/2020 13:21



img


O Governo do Estado finalizou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno às atividades presenciais em Santa Catarina. O documento foi detalhado para a comunidade escolar na manhã desta quarta-feira, 9, em uma transmissão on-line.

 

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio com maior dificuldade de aprendizagem serão os primeiros a voltar às atividades presenciais em Santa Catarina. A esses estudantes da rede estadual, serão oferecidas aulas de reforço escolar.

 

A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, na apresentação do plano de retomada das aulas presenciais, realizada na manhã desta quarta-feira (9). O objetivo do documento é preparar as instituições de ensino para o retorno seguro às escolas no Estado.

 

O secretário reforçou que, em princípio, os professores e colaboradores devem voltar às escolas no dia 13 de outubro, uma vez que a atual suspensão segue até o dia 12 de outubro. Na segunda-feira seguinte, dia 19 de outubro, deve ser a vez dos estudantes retornarem às salas de aula.

 

O retorno, contudo, depende de dados favoráveis da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. A data será confirmada com cerca de 15 dias de antecedência.

 


OPTICA ?>

 

Retorno gradual

 

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual serão os primeiros convidados a voltar às escolas, pois, segundo Uggioni, têm mais condições de seguir o regramento estabelecido pelo plano de contingência. O retorno gradual também permitirá seguir as regras de distanciamento social.

 

A ideia do Governo do Estado é que, a cada semana, uma nova turma volte às aulas presenciais. Começando pelo terceiro ano do Ensino Médio, depois o segundo ano e assim sucessivamente. Não há previsão, no entanto, para o retorno da educação infantil.