Sobe para 12 as regiões de Santa Catarina em nível gravíssimo

A mudança no panorama pode mudar algumas medidas regionalizadas, como o transporte coletivo, o uso de espaços públicos e privados


Por Catanduvas Online

12/08/2020 19:20



img


O Governo do Estado ampliou novamente para 12 o número de regiões de Santa Catarina que encontram-se no risco mais alto em relação à pandemia. A partir desta quarta-feira (12), cinco regiões foram reclassificadas do risco grave para gravíssimo (Alto Uruguai Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Serra Catarinense e Xanxerê), e ao total são 12 das 16 com esta classificação.

 

Outra região classificada com nível gravíssimo na semana anterior foi alterada para grave com nota 3,0, ou seja, ainda muito próxima do nível gravíssimo (Médio Vale do Itajaí). Extremo Oeste, Oeste e Planalto Norte permanecem classificadas como grave.

 

Sobe para 12 as regiões de Santa Catarina em nível gravíssimo – Foto: Jonathan Batista/divulgação NDApós a atualização, o governo do Estado ainda não divulgou que medidas devem ser tomadas para estas regiões, sejam para relaxamento ou restrições.

 

Porém, algumas regiões que tiveram o panorama alterado na semana passada reduziram as restrições e agora encontra-se em estado gravíssimo.

 

Mudança na classificação deve alterar rotina da população

 

A mudança no panorama pode mudar algumas medidas regionalizadas, como o transporte coletivo, o uso de espaços públicos e o funcionamento de espaços privados com circulação pública – como é o caso de shoppings, restaurantes e bares.

 

Indicadores para classificação de risco

 

A plataforma do Estado considera oito indicadores e quatro dimensões de prioridade: isolamento social; investigação, testagem e isolamento de casos; reorganização de fluxos assistenciais; e ampliação de leitos.

 

Cada um destes indicadores recebe uma pontuação, que levam à média de cada região. É com base nessa média que a região é classificada em nível moderado (indicado pela cor azul), alto (amarelo), grave (laranja) ou gravíssimo (vermelho).

 

ND Online