Frente fria avança em Santa Catarina causando chuva e frio no Estado


Por Catanduvas Online

25/06/2020 14:30



img


Foto/Reprodução

 

Uma grande frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira,  25 de junho,  causando chuva em todos os estados. As áreas de instabilidade desta frente fria vão atuar sobre várias regiões do Sul do Brasil até o sábado. O ar frio de origem polar que vem com essa frente fria não vai conseguir atuar com força sobre toda a região.

 

Alerta para temporais no Sul do Brasil

 

Esta quinta-feira é de alerta para temporais na Região Sul do Brasil por causa do deslocamento de uma forte frente fria. 

 

O maior risco para temporais é no estado do Rio Grande do Sul e no centro-oeste e sul de Santa Catarina. As rajadas de vento podem chegar aos 80 km/h em muitos locais, mas nas serras gaúcha e catarinense, as rajadas podem alcançar até 100 km/h

 

Nas outras áreas da Região sul do Brasil, as pancadas de chuva podem ser moderados a fortes e com rajadas de vento com até 70 km/h

 

No norte e leste do Paraná,  no Vale do Itajaí,  no litoral norte de Santa Catarina e na região de Florianópolis a previsão é de que a chuva comece a partir da tarde. 

 

chuva mais intensa é esperada para o planalto, noroeste e serra do Rio Grande do Sul,  no oeste sul de Santa Catarina e do Paraná.

 

Porto Alegre  tem chuva ao longo do dia e que pode ser forte.  Em Florianópolis e em Curitiba, as pancadas de chuva devem acontecer à tarde ou à noite e também pode


 

Chuva forte frio na sexta-feira

 

Durante a sexta-feira,  26  de junho,  ainda chove em todo o estado do Paraná e há risco de chuva forte  inclusive na grande Curitiba. Também chove em todas as áreas do estado de Santa Catarina.  A temperatura cai nos dois estados ao longo da sexta-feira.

 

No Rio Grande do Sul,  já não deve chover mais na sexta-feira.  O sol aparece em todo o estado,  mas entre muita nebulosidade na serra, no planalto, noroeste gaúcho e na grande Porto Alegre.

 

ar frio polar já atua com força na sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul e há risco de geada ao amanhecer no centro-oeste e sudoeste Gaúcho.

 


OPTICA ?>

 

Frio aumento no fim de semana

 

Durante o fim de semana o primeiro do inverno,  a chuva diminui no frio aumenta a sobre a Região Sul do Brasil.

 

No sábado,  27 de junho,  ainda deve chover na maioria das áreas do Paraná e de Santa Catarina.  Apenas o oeste desses estados deve ficar sem chuva,  mas com muita nebulosidade.  Já o Rio Grande do Sul tem sol o dia todo.

 

No domingo, dia 28,  o sol vai predominar sobre praticamente toda a Região Sul.  Apenas o litoral permanece nublado.

 

ar frio de origem polar atua com mais força sobre a Região Sul durante esse próximo fim de semana e faz a temperatura baixar mais nos  três estados.  O frio mais intenso será sobre o Rio Grande do Sul  e há previsão de geada ao amanhecer do domingo sobre todas as áreas gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre.

 

Fonte/Climatempo