Juíza determina que Chapecó se manifeste sobre fechamento do comércio em até 72 horas

Cidade é uma das que mais multiplicam o vírus, segundo dados divulgados


Por Catanduvas Online

14/05/2020 15:53



img


Entidades ingressaram no dia 10 de maio, com ação civil pública, solicitando que o município siga orientação da Secretaria de Estado da Saúde sobre o fechamento do comércio não essencial, dos serviços públicos federais, estaduais e municipais considerados não essenciais, no município de Chapecó.



Até o momento não teve decisão sobre o mérito da liminar, mas o poder judiciário concedeu um prazo de 72 horas para município, Estado e União de manifestarem. A Juíza, Priscilla Wickert Piva definiu o prazo limite até segunda-feira 18 de maio, pois são contabilizados os dias úteis.



Na Capital do Oeste Catarinense, os números relacionados a pandemia até o momento, de acordo com a Prefeitura Municipal, são 441 casos confirmados, 247 suspeitos, e a taxa de ocupação da UTI está em 35%.



No dia 09 de maio, Chapecó era a 5ª cidade brasileira que mais duplicava casos de coronavírus, de acordo com dados do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz. Além disso, há casos de óbitos suspeitos no município e na Região.



No entendimento das entidades que apresentaram a ação, o governo federal, estadual e municipal estão omissos no exercício de suas atribuições, uma vez que as ações adotadas até o presente momento não tem sido suficientes e proporcionais, além de estarem em desacordo com as recomendações de melhores práticas globais de combate à pandemia.

 


MEPITA ?>



Contagiados assintomáticos e insuficiência de testes explicam, segundo a ação, o crescimento vertiginoso no números de casos observados hoje, que são consequência direta de ações realizadas no município, 14 dias atrás. Por isso, a liminar requer que seja deferida medida cautelar recomendada no dia 08 de maio, sobre o fechamento do comércio não essencial e o fechamento dos serviços públicos federais, estaduais e municipais não essenciais.



A urgência pelo fechamento do comércio e serviços não essenciais, também baseia-se na experiência internacional que ensina que quanto antes fecharmos, antes reabriremos o comércio, de acordo com a ação.



O processo pode ser visualizado no site do: Portal.jfsc.jus.br

 

 

Fonte: RÁDIO BARRIGA VERDE



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/