Em quatro meses, SC tem 2,2 mil casos de dengue e ultrapassa números de 2019


Por Catanduvas Online

04/05/2020 18:37



img


Chegou a 2.253 o número de casos de dengue em Santa Catarina nos quatro primeiros meses deste ano. No total, 87,7% deles são autóctones, ou seja, quando a transmissão ocorre dentro do próprio estado. O número é superior aos 1.911 registrados em todo o ano de 2019.



Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) na manhã desta sexta-feira (1º) e leva em conta o período entre 29 de dezembro de 2019 e 25 de abril de 2020. Foram 914 casos registrados a mais em comparação com o boletim anterior, divulgado no dia 9 de abril.



Joinville, no Norte catarinense, tem o maior número de casos autóctones do estado, com 1.911. No ano passado, a cidade havia registrado somente quatro casos da doença.



No início de fevereiro, um drone começou a ser usado na fiscalização dos focos de dengue na cidade. A Vigilância Ambiental de Joinville orienta que locais onde possa haver focos do mosquito transmissor sejam denunciados exclusivamente por meio do site da Prefeitura.

 


 ?>



Epidemia
Os municípios de São Carlos, Coronel Freitas e Maravilha, no Oeste catarinense, enfrentam uma epidemia de dengue, informou a Dive-SC. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.



São Carlos tem uma taxa de incidência de 735,8 casos por 100 mil habitante. Em Coronel Freitas, a taxa é de 591,1 e no município de Maravilha, de 311.



A Dive-SC afirma que equipes da Secretaria de Estado da Saúde monitoram diariamente a situação da doença em Santa Catarina, acompanhando e auxiliando tecnicamente os municípios nas ações a serem realizadas.



O gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, João Fuck, destacou que as pessoas precisam reforçar os cuidados para eliminar os locais com água parada e evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.



Veja as orientações para evitar a propagação da doença:

 

*eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água;
*tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana;
*retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas;
*verificar a vedação da caixa d'água;
*colocar tela de proteção nos ralos;
*higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais;
*desentupir as calhas d'água;
*não acumular lixo.

Sintomas da dengue
*febre alta, entre 39ºC e 40ºC;
*dor atrás dos olhos;
*dor muscular intensa;
*dor de cabeça;
*fraqueza;
*manchas pelo corpo - presentes em 50% dos pacientes.

 

G1-SC



https://www.instagram.com/colegioaguasclaras/