Modelo matemático projeta fim do coronavírus no Brasil até agosto

Expectativa é mais positiva do que a dos profissionais de saúde, que projetam alguns meses a mais


Por Catanduvas Online

29/04/2020 18:54



img


Um estudo feito em Singapura pelo pesquisador chinês Jianxi Luo traz projeções animadoras quanto ao fim do coronavírus no Brasil. Com base em modelos matemáticos, o levantamento aponta que o país irá superar a covid-19 entre 1º de junho e 23 de agosto deste ano.

 

O estudo usa dados de autoridades de saúde de 131 países. No caso dos números do Brasil, os dados se baseavam na situação em 27 de abril. Isso gerou o seguinte gráfico:

Foto: Singapore University of Technology and Design/Reprodução

 

O pesquisador responsável pelo estudo, Jianxi Luo, explica que a “evolução da Covid-19 não é completamente aleatória”. Para Luo, é importante ter previsões, apesar das incertezas do momento.

 

“A realidade é que o futuro é sempre incerto. Ninguém previu o surto de Covid-19 em outubro ou novembro de 2019, embora Bill Gates tenha alertado sobre o dano potencial de uma doença infecciosa global ao mundo durante uma conversa TED em 2015”, destaca o pesquisador chinês.

 


OPTICA ?>

 

 

A estimativa traz um prazo menor do que as previsões feitas por profissionais da saúde, que citam setembro, outubro e até 2021. Cabe ressaltar que, embora existam diversos estudos a respeito, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem uma previsão concreta.

 

Fonte/Jornal de Brasília