Celebrações com a presença de público permanecerão suspensas na Diocese de Joaçaba

A orientação da Diocese terá validade pelas próximas duas semanas e novas medidas poderão ser tomadas.


Por Catanduvas Online

22/04/2020 10:24



img


A Diocese de Joaçaba, por meio de seu bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez, informa suas Paróquias e Comunidades nos seus 31 municípios de jurisdição, em comunhão com o Regional Sul IV da CNBB, algumas orientações relacionadas a realização de celebrações em Igrejas Paroquiais e suas respectivas comunidades.

 

Mediante a publicação da Portaria 254 de 20 de Abril de 2020 pelo Governador do Estado de Santa Catarina, todos os bispos do Regional Sul IV da CNBB que abrange o estado de Santa Catarina, participaram de uma reunião online na tarde de terça-feira (21) para avaliar a aplicabilidade das orientações governamentais respeitando as  características peculiares de cada Diocese.

 

Neste sentido, a Diocese de Joaçaba, defendendo e cuidando da vida das pessoas como prioridade, orienta seus sacerdotes e a comunidade em geral que pelos próximos 15 dias (duas semanas) as celebrações com a participação de fiéis continuam suspensas mediante os seguintes argumentos:

 

I - Atualmente, aproximadamente 60% dos sacerdotes da Diocese de Joaçaba, atuando nas 25 paróquias e em mais de 626 comunidades, estão classificados como em situação de risco ao Covid-19;

 

II - Dificuldades de orientação e controle da participação dos fiéis mediante as orientações que determinam que as Igrejas poderão receber apenas 30% do público, evitando pessoas em classificação de risco e acima de 60 anos;

 

III - A impossibilidade da prática da Comunhão seguindo os ritos da própria Igreja, mediante as determinações da Portaria 254 em seu Art. 4º, inciso IV.

 

IV - Crescente número de infectados em nossa região de abrangência que compreende 31 municípios. Segundo os dados atualizados no dia 21 de Abril pelo Governo do Estado de Santa Catarina, são 25 casos confirmados e um óbito em nossa área de jurisdição. Os municípios com casos confirmados são os seguintes: Arabutã (4), Catanduvas (2), Concórdia (4), Herval d’Oeste (2), Irani (2), Joaçaba (5), Lindóia do Sul (4) e Tangará (02 casos e um óbito confirmado).

 


MEPITA ?>

 

A orientação da Diocese de Joaçaba terá validade pelas próximas duas semanas. Qualquer outra medida será tomada mediante novas avaliações dos cenários na Diocese de Joaçaba em comunhão com o Regional Sul IV da CNBB avaliando a pandemia do Coronavírus em todo o estado de Santa Catarina.

 

Fonte: Angelo Júnior Radavelli/Pascom