Comércio reabre nesta segunda-feira em todo o estado de SC

Alguns estabelecimentos, porém, seguem fechados como shoppings centers e academias. Bares e restaurantes terão restrições


Por Catanduvas Online

13/04/2020 10:39



img


Catanduvas-SC

 

A parti desta segunda-feira (13) é a vez do comércio voltar a abrir as portas, porém, o governador antecipou que continuarão proibidas até 30 de abril a abertura de centros comerciais, shoppings e galerias, assim como o transporte coletivo e a permanência de pessoas em restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. Já os eventos, reuniões de qualquer natureza, como aulas presenciais, cursos, missas e cultos, eventos do calendário esportivo da Fesporte, permanência de pessoas em espaços públicos, atividades como cinema, teatro, shows, casas noturnas e similares tiveram a proibição estendida até o dia 31 de maio.

 

"Essas medidas restritivas estão sendo mantidas porque são atividades de alta possibilidade de contágio", afirmou o governador. De acordo com ele, todas as decisões são baseadas no acompanhamento diário de dados como número de casos, mortes e a projeção para os dias seguintes. "Estamos em guerra contra um inimigo poderoso e invisível. É papel do Estado coordenar para que os danos sejam os menores possíveis, mas também contamos com o cidadão para se prevenir e fiscalizar, porque todos nós seremos atingidos de alguma forma por este vírus", expôs o governador.

 

Os municípios que observarem índices de contaminação mais elevados poderão impor regras mais restritivas e nós vamos apoiar", afirmou Carlos Moisés. A União e os municípios terão autonomia para decidir sobre o funcionamento do atendimento à população dos serviços públicos de que são responsáveis.O governador deixou claro que haverá um acompanhamento sobre o funcionamento das atividades e se houver descumprimento das regras de restrição e aglomerações, o governo do estado pode voltar atrás de determinar novamente o fechamento dos estabelecimentos comerciais.

 

Catanduvas 

 

O município de Catanduvas segue sem CASO de COVID-19, devido ao trabalho e atuação da Secretaria de Saúde como também colaboração de todo povo catanduvanse.

 

O distanciamento e isolamento social está contribuindo para este resultado e como aos poucos tudo vai voltando ao normal, precisamos seguir com todos os cuidados e orientações.O atendimento da Equipe de Saúde segue pelo telefone (49) 3525.1065, a equipe está a disposição para orientações, inclusive nos finais de semana.

 

Em Decreto publicado na última quinta-feira (09), o Prefeito Municipal orienta sobre o uso obrigatório de máscaras em todo o município.

 

"Vamos cuidar da vida, vamos cuidar de nossa família", para vencermos, dependemos da colaboração de cada um, USEM MÁSCARAS como prevenção ao Coronavírus, reforça o Prefeito Dorival.

 

Estado de SC

 

O número de óbitos e de pessoas infectadas pelo novo coronavírus também servirá de base para uma nova postura no enfrentamento à COVID-19 em Santa Catarina.Hoje, o estado tem 732 casos confirmados, 4,9 mil testes realizados e 24 mortes por conta da pandemia. Primeiro estado a decretar a quarentena, Santa Catarina é também o primeiro a relaxar as restrições e poderá servir de parâmetro para que outros sigam pelo mesmo caminho a partir da próxima semana.